jueves, 17 de febrero de 2011

Nota em Portugués/Processo de validade do PCAT no Uruguai/Terceira e cuarta entrega


Erno y Turco á noite/foto del editor

Mas noticias: en breve notas del proceso de validación del PCAT.UY en francés y avances del proyecto de implementación.

Processo de validade do PCAT no Uruguai/Terceira e cuarta entrega.
Terceira entrega
Comunicação dos avanços da Prova Piloto e Seminário Internacional. 


Em dezembro de 2009,  no 10º. Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade,  foi realizado um intercambio verbal coordenado por um grupo de investigadores interessados no PCAT. Nesta ocasião se tomou conhecimento da experiencia vivida pela equipe de Porto Alegre. 

Também foi uma bela ocasião de entrelaçamento entre os colegas uruguaios que participavam no Congresso. 


Em junho de 2010 foi apresentado com o nome de " Validacion do Primary Care Assessment Tool no Uruguai " ( PCAT - UY ), na modalidade de poster, nas "XXX - Jornadas de Economia de la Salud " em Valencia, Espanha. 
Neste momento estamos realizando a prova piloto do questionário para Equipes de Saúde.  Isto nos permitirá avaliar a compreensão, redação, grau de aceitação, e sensibilidade, entre outras qualidades.  Nesta etapa do processo participam vários colegas com muita dedicação. 

Seminário Internacional sobre Avaliação do Primeiro Nível de Atendimento, é um importante insumo que se insere neste processo de trabalho sobre a ferramenta PCAT e sua validade para aplicação no Uruguai. Também será uma instancia para gerar vínculos com os investigadores da região.
O evento reunirá um seleto grupo de especialistas de vários paises da região e América do Norte: A

rgentina, Brasil, Canadá, Chile, Uruguai. 


Deste modo poderemos intercambiar e receber seus aportes partindo de suas experiencias e assim seguir avançando com esta iniciativa. 


Cabe aqui destacar o importante apoio e colaboração da Professora Bárbara Starfield durante todo este tempo, assim como sua vinda em novembro, em companhia do Professor James Macinko. Para ambos o nosso muito obrigado. 
O Editor/MPizzanelli – Coordenador da Equipe PCAT - UY



Quarta entrega


Durante o Congresso da WONCA-CIMF, maio de 2010, conseguimos o primeiro encontro pessoal com a Professora Starfield e a investigadora argentina Silvina Berra,  que participou no processo de validade do PCAT na Catalunia,  junto com a Maribel Pasarín. Silvina Berra trabalha atualmente no PCAT em Córdoba - Argentina.  Vamos contar, também,  com sua presença e rica experiência no Seminário Internacional sobre Avaliação do Primeiro Nível de Atendimento.
Durante todo este período tivemos muitos encontros formais e informais de trabalho e sonhos. Tem sido muito gratificante manter este vínculo humano. 
Nosso principal motivo do  “encontro científico”, tem sido o de tentar desenvolver projetos de investigação aplicada.   Poder utilizar esta ferramenta idônea por excelência que é o PCAT, no primeiro nível de atendimento em nosso Pais. É um bom exemplo de investigação que promove mudança, inovação e melhorias da gestão e da qualidade dos serviços da saúde. 
Recentemente se uniram à Equipe PCAT - UY,  novos braços  (e cérebros) :  Verônica Rodriguez, Daniel Márquez e Agustina Terra.
Puerto del Buceo.
Foto Jacqueline Ponzo/4 novembro, 2010.

















Na realização da prova piloto do questionário tivemos o apoio, trabalho e colaboração de muitos colegas e amigos.  Gostaríamos mencioná-los como forma de agradecimento:  Rosário Cavagnaro, Ana Collins, Jorge Cuenca, Cristina Desiderio, Laura Garré, Daniel Márquez, Izabel Nigro, Mônica Olinisky, Fabiana Peralta, Paola Rava, Virginia Rivero, Verônica Rodríguez, Yoselin Ruetalo, Virginia Ruiz, Sandra Rosa, Carol Sparkez, Roberto Varela, Maria Geanelli Villagra, Nestor Villalba.

O Editor/Mpizzanelli
Obrigado novamente para tradutores



No hay comentarios:

Publicar un comentario